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Desenvolvimento de Competências Sociais e Emocionais – Psicologia Positiva

Ações de Curta Duração

Desenvolvimento de Competências Sociais e Emocionais – Psicologia Positiva

 

 

Enquadramento

 

De acordo com os investigadores Greenberg et al. (2017)[1] os programas de aprendizagem social e emocional (SEL), quando implementados efetivamente, levam a melhorias mensuráveis e potencialmente duradouras nos alunos.
Os estudos efetuados por Vella-Brodrick et al. (2015)[2] no âmbito da implementação de Programas de Educação Positiva, confirmam que estes são relevantes para melhorar o bem-estar e alertam que a formação dos professores é crucial para os tornar familiares e competentes com o material do programa, condição determinante para que os alunos se envolvam.
Face ao exposto, a formação de professores no âmbito da sensibilização ao desenvolvimento de competências sociais e emocionais, através da Psicologia Positiva, enquadra-se na recomendação de vários investigadores e tem em vista responder aos desafios do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.
 

 

 

Conteúdos

 

Fisiologia das emoções; pensamento, emoção, reação fisiológica e ação; gestão emocional; pilares da psicologia positiva; áreas de investigação; sensibilização para a prática de mindfulness; intervenções (Positive Psychological Interventions - PPI); programas de intervenção educativa; exemplos práticos.
 

 

 

Formadora

 

Conceição Fernandes
Mestre em Ciências da Educação com especialização em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa, Pós-Graduada em Educação Especial nos Domínios Cognitivo e Motor e Deficiência Auditiva pela Escola Superior de Educação Jean Piaget, Viseu, e Pós-Graduada em Psicologia Positiva Aplicada pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de Lisboa. É professora de Educação Especial e Assessora do Diretor do Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira. Possui experiência docente na área da Intervenção Precoce e em todos os níveis de ensino, desde o Pré-Escolar ao Ensino Secundário.
É membro colaborador do CIID-IPL. A sua investigação tem incidido sobre educação pré-escolar, autorregulação da aprendizagem e computador Magalhães no 1.º CEB, tendo publicações e comunicações afins.

 

 

Data e Local

 

10 de fevereiro de 2018 das 9:30 às 13:00 h ;e 14:00-16:30 h
Auditório da Escola Secundária de Domingos Sequeira

 

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