GEOGRAFIAS REAIS E IMAGINÁRIAS: DO ENSINO DA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NO 2.º E 3.º CICLOS

Código da ação: 19 Código de acreditação: CCPFC/ACC-86274/16

Descrição:

Esta ação pretende passar em revista alguns dos acontecimentos mais notáveis dos finais do século XIX e de todo o século XX, recorrendo à experiência do público-alvo, e conjugando a análise de fontes e materiais dos mais diversos, procurando enriquecer a prática docente, através da elaboração de trabalhos/exercícios, que possam ser canalizados para as aulas e explorados pelos alunos.

Destinatários: Professores do Grupo 200 e 400

Tema:Humanidades e Ciências Sociais

Tipologia: Outras Didáticas específicas

Modalidade: Curso de formação

Objectivos:

•    Proceder à análise crítica das fontes primárias e periodísticas existentes na Internet e da sua possível conversão em material didático (pelos docentes e pelos alunos, em contexto de trabalho individual ou de grupo);

•    Explorar diverso tipo de documentação (mapas, fotografias, “imagens em movimento”) e consequente emprego em materiais didáticos;

•    Redigir (e/ou estratégias para que os alunos venham a redigir) curtas “ficções” históricas, para posterior análise interpretativa em contexto de sala de aula;

•    Refletir sobre a inovação em contexto de aprendizagem através do recurso a abordagens experimentais;

•    Problematizar o emprego de estratégias mais ou menos recentes da historiografia, nomeadamente a Micro-História, a História do Tempo Presente, a análise contrafactual (no que respeita a esta última, baseando-se na experiência dos alunos em jogos de vídeo versando temáticas históricas).

Duração total de acreditação: 25

Duração presencial: 25

Duração trabalho autónomo: 0

Observações: