Código da ação:
7
Código de acreditação:
CCPFC/ACC-89581/17
Descrição:
Com esta ação pretendemos promover abordagens práticas e contextualizadas, que partem de realidades percecionadas pelos sentidos (luz, som, força, etc.) para introduzir desafios de aprendizagem em que as perceções se confrontam com a medida, recorrendo a sensores desenhados para serem usados pelas crianças.
Destinatários:
Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Tema:Pré-Escolar e 1.º CEB
Tipologia:
Matemática e Ciências
Modalidade:
Oficina de formação
Objectivos:
Sensibilização para uma mudança de práticas pedagógicas e didáticas na abordagem e desenvolvimento do conceito de número, das operações com números e da leitura e interpretação de informação numérica nas suas múltiplas representações.
Incorporação de tecnologia específica (sensores) nas atividades letivas com enfoque nas aprendizagens realizadas pelos alunos pelo meio da descoberta.
Promoção da observação e interpretação do mundo físico através da tecnologia de sensores.
Promoção de competências da literacia da informação integrando a leitura, a procura e avaliação da informação, o seu tratamento e análise no âmbito de atividades individuais e de grupo.
Desenvolvimento de atitudes positivas relativamente aos números e à matemática através de práticas pedagógicas motivadoras e estimulantes para os alunos.
Conceção, desenvolvimento, implementação e avaliação de desafios de aprendizagem integradores dos conteúdos da ação de formação.
Duração total de acreditação:
30
Duração presencial:
15
Duração trabalho autónomo:
15
Observações: